A hora de ganhar o jogo!

De nada adianta estabelecer metas desafiadoras se a organização não possui sistematizada sua rotina de acompanhamento de resultados.

A disciplina do acompanhamento de resultados é a chave para o sucesso no alcance das metas.

De acordo com a Harvard Business Review, 90% das estratégias falham por problemas na execução.

Boa parte das organizações não possuem disciplina ao acompanhar resultados e em muitos casos, naquelas que possuem, as reuniões são pautadas por justificativas, onde não se identifica com assertividade as causas dos desvios.

Os rituais de gestão devem acontecer sistematicamente em todos os níveis gerenciais. É importante a avaliação dos resultados dos indicadores, daquilo que foi planejado e efetivamente alcançado.

Deve-se buscar as causas fundamentais dos problemas. A utilização do diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa, espinha de peixe) para organizar e auxiliar a priorização é fundamental.

É fundamental que o produto de cada ritual de gestão seja um plano de ação consistente e validado por todos. Não ter alcançado a meta, não é tão desesperador se a organização possui planos de correção bem definidos.

A rotina de acompanhamento de resultados permite avaliar sistematicamente a evolução das metas, bem como a implantação dos planos de ação.

A sua organização avalia sistematicamente os resultados e define planos de ações corretivos eficazes?

Igor Della Croce

Igor Della Croce

Bacharel em Engenharia de Minas pela UFMG, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Especialista em Gerenciamento da Rotina, Gestão Integrada de Resultados, Alinhamento de Metas e Gestão de Processos. Atuou como consultor do INDG durante 14 anos em projetos no Brasil e exterior nos segmentos de Siderurgia, Alimentício, Financeiro e Telecomunicações. Atualmente é coordenador de projetos do Instituto Aquila.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter