A IMPORTÂNCIA DA ROTINA

Para o sucesso de um programa de Gerenciamento da Rotina, nada é mais importante do que a empresa ter um Sistema de Padronização claro e de pleno conhecimento das equipes.

É a partir dele que se percebem os desvios diários da rotina, que precisam ser rapidamente identificados e tratados. Esses desvios, se não corrigidos, com o passar do tempo se tornam comuns e “invisíveis” aos olhos da direção. Um exemplo. Imagine que faltou água no processo de produção e um equipamento parou de operar. A empresa busca as causas primárias e atua na solução imediata. No dia seguinte, falta novamente água. Novamente se buscam as causas primárias e se retoma a operação. No terceiro dia, conviver com paradas por falta de água se torna normal e a operação não a considera uma anomalia.

Ao usarmos o método para solução de problemas chamado Gestão de Melhorias – PDCA(PlanDoCheckAct), frequentemente localizamos falhas nos padrões operacionais e/ou nos processos da empresa. Desta forma, depois de alcançadas as melhorias, é importante colocar o foco na padronização dos processos para que os resultados se mantenham firmes.

Nessa mesma linha de raciocínio, vale ressaltar que quem efetivamente entrega resultados é a operação (os operadores e supervisores). É a eles que devem ser endereçados prioritariamente o investimento em capacitação e conhecimentos de gestão do dia-a-dia, principalmente nas empresas “faixas branca” de gestão, na qual essa capacidade está em fase embrionária de maturidade.

Outra falha no sistema de padronização frequentemente se revela ao ouvirmos os funcionários. Ao fazermos diagnósticos de gestão nessas empresas, o que mais se escuta é que o problema está na famosa “falta de comunicação”. Essa dificuldade, tecnicamente falando, nada mais é do que falha ou a falta de processos de informação, o que pode ser corrigido.

O fato é que nada é mais importante para a sustentabilidade de uma empresa do que ter definidos e eficazmente implantados seus padrões operacionais e fluxos de processos. Portanto, a implantação de métodos de solução de problemas com foco em melhorias deve invariavelmente culminar em investimentos na padronização, para que todo o esforço e recursos empreendidos não sejam desperdiçados pela organização.

Felipe Hermógenes – Consultor Sócio – Instituto Aquila

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter