Aquila auxilia organização colombiana a reduzir desperdícios

Na Colômbia, assim como a maior parte dos países exportadores de commodities, vive-se um período de instabilidade econômica. Entretanto, iniciativas de longo prazo voltadas ao bem estar da população se provaram eficazes e têm mantido a economia local em constante movimento.

As Cajas de Compensación, nome dado as instituições sem fins lucrativos e de natureza solidária, credenciadas pelo governo para prestar serviços sociais aos trabalhadores, cooperam com a manutenção da qualidade de vida da comunidade em geral.

 

A Comfandi é a caja que atua no Valle del Cauca e presta serviços em 52% dos 42 municípios da região. Recentemente a instituição apresentou um projeto de otimização que visa a melhoria de processos e redução de desperdícios. A proposta, desenvolvida em conjunto com o Instituto Aquila, foi batizada de OÍS – Otimização para Inversão Social – e tem por objetivo racionalizar recursos, a fim de oferecer a melhor cobertura para os afiliados ao menor custo, além de investir em capital humano e infraestrutura que facilite o cumprimento da missão da instituição.

 

A contratação do Instituto Aquila se deu por meio de concorrência com outras consultorias de atuação internacional, sendo fatores determinantes para a escolha o aporte metodológico e comprovada obtenção de resultados positivos em diversos clientes ao redor do mundo. “O projeto tem alcance extraordinário e se caracteriza pelo pacto firmado em diversos níveis da organização, em busca da melhoria do desempenho”, explicou Orlando Euler de Castro, referência técnica e sócio do Aquila.

Com o projeto, a Comfandi se antecipa ao “Pacto de Transparência do Sistema de Subsídio Familiar” firmado pela Asocajas, associação que une as instituições atuantes neste segmento, em que as companhias se comprometem a fortalecer os mecanismos de controle dos gastos, manejo eficiente dos recursos e prevenção de fraudes.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter