Aquila em Portugal

“Como a gente consegue organizar as pessoas para que o trabalho de manutenção em uma empresa seja bem feito e os resultados melhorem?”. Foi essa a questão que serviu de ponto de partida para a apresentação feita pelo consultor do Instituto AquilaRogério Silva Nacif, no 14º Congresso de Manutenção Industrial, realizado em Portugal, em novembro.

O evento, que é o mais importante encontro sobre esse tema no país, abrigou também o 5º Encontro de Manutenção dos Países de Língua Portuguesa. Empresas de destaque no setor como SKF, Schneider, WEG, British Petroleum, ENI/AGIP, Total e Schaefler estiveram presentes, além de diversas universidades e da marinha portuguesa.

A apresentação do Aquila expôs as diretrizes para se alcançar uma estrutura organizacional de manutenção que garanta alta disponibilidade de equipamentos, baixo custo de operações e retorno adequado a esses investimentos. “É preciso garantir que as pessoas de diferentes áreas estejam integradas e com interesses alinhados ao da empresa como um todo – e existem diversos mecanismos para isso”, afirma Nacif.

Além dessas orientações, a apresentação trouxe ao público três casos reais de melhorias da gestão da manutenção realizadas pelo Aquila, para ilustrar a lógica por trás desses ajustes organizacionais. Esses casos mostravam as alterações organizacionais e os avanços conquistados em clientes como uma usina de açúcar e álcool, uma empresa de locação de equipamentos e uma concessionária de um aeroporto internacional.

“A participação do Aquila foi bastante instrutiva e informativa, o que gerou um visível interesse do público presente”, afirma Nacif – além dele, participaram do evento as consultoras Mariana Lopes e Claudia Bessas, também sócias do Aquila.

O Instituto Aquila, que na Europa tem sua sede na Suíça, realiza projetos de análise e redesenho de estrutura organizacional não apenas em departamentos de manutenção, mas em quaisquer departamentos de uma empresa, assim como em empresas como um todo e holdings empresariais.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter