Estruturar o Sistema de Gestão é fundamental para garantir a prosperidade da organização

Segundo dados do IBGE, aproximadamente 90% das empresas no Brasil são familiares, representando 65% do PIB e quase 75% da força de trabalho do País. Do total de empresas familiares apenas 5% conseguem chegar à terceira geração do fundador.

Uma boa parte das empresas que não conseguem sobreviver ao mercado, sofrem porque não aprimoraram seu modelo de gestão. Esse é um dos maiores desafios das empresas familiares: profissionalizar seu sistema de gestão para se tornar sólida e consistente.

O sistema de gestão de uma empresa é dividido em três blocos: Estratégico, Tático e Operacional.

No bloco do Plano Estratégico devem ser analisadas e tratadas as melhorias estruturais que irão orientar os resultados de longo prazo, como a entrada em novos mercados, inovações disruptivas para os processos, desenvolvimento de novos produtos. Vale ressalvar que nos tempos atuais, para alguns negócios, o longo prazo significa algo em torno de 03 anos, e não mais os 05-10 anos tradicionais utilizados em outras épocas.

No bloco da Gestão Tática devem ser tratadas as melhorias de competitividade, trabalhando a excelência administrativa, financeira e geração de valor para o período de 01 ano. Nestes temas incluem a definição das metas financeiras, comerciais, administrativas e operacionais, as inovações dos processos e aplicação de benchmarks (internos e externos).

Dentro do bloco de Gestão Operacional está a rotina de execução do orçamento, da operacionalização dos processos por meio do cumprimento de seus padrões, e a gestão de anomalias para resultados que saiam dos limites de controle e especificações estabelecidos. Neste bloco são tratadas as questões de rotinas diárias.

Para o desenvolvimento de cada bloco é necessário sempre disciplina para execução das análises e rituais, o envolvimento das pessoas com as capacidades e habilidades necessárias para proporcionar o debate sadio de ideias, com respeito e transparência na busca da melhoria.

O sistema de gestão de sua empresa está estruturado? As pessoas envolvidas são desafiadas e estão capacitadas para executar as tarefas?    

Igor Della Croce

Igor Della Croce

Bacharel em Engenharia de Minas pela UFMG, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Especialista em Gerenciamento da Rotina, Gestão Integrada de Resultados, Alinhamento de Metas e Gestão de Processos. Atuou como consultor do INDG durante 14 anos em projetos no Brasil e exterior nos segmentos de Siderurgia, Alimentício, Financeiro e Telecomunicações. Atualmente é coordenador de projetos do Instituto Aquila.

Compartilhe:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter