Fatores críticos para a sobrevivência das empresas

O contexto econômico do País tem preocupado o mercado que, em crises passadas, assistiu à quebra de grandes empresas por descompasso financeiro e falta de agilidade de seus gestores.

Um dos entraves para o sucesso das organizações é a negligência de cuidar do saldo financeiro do caixa, ampliando o risco em períodos de retração. Esta foi uma das causas analisadas por Raimundo Godoy, sócio do Instituto Aquila, durante a palestra para empresários associados ao Clube de Permuta. Para ele, não há mágica para sobreviver ao momento, mas uma junção de cinco fatores que, interligados, sustentam a produção e a competitividade.

 

Os fatores que visam garantir a sustentabilidade do negócio, segundo Raimundo, são alta produtividade, competitividade, disciplina, organização e o suporte de referências técnicas que agregam conhecimento e experiência à atividade. Tais condições levam ao princípio da qualidade, ou seja, entregar o melhor produto ou prestar o melhor serviço, ao menor custo, utilizando os recursos disponíveis.

 

Neste aspecto, é importante ter bem definidos e classificados os custos da empresa em tributos, fornecedores e estrutura, estes que podem agregar ou destruir valor. “O capital empregado em recursos humanos têm que contribuir com os cinco fatores de sucesso. Temos que oferecer a melhor estrutura para ter a máxima produtividade, com o menor custo. É preciso agregar valor ao produto ou serviço para enfrentar o mercado competitivo”, analisou.

 

Raimundo também destacou que o verdadeiro patrimônio está na cartela de clientes e o que o papel desempenhado pela equipe de marketing é imprescindível para fidelizá-los. É preciso migrá-los de uma base comum, ou seja, disponíveis para a empresa e ao concorrente, para consumidores fieis, aqueles que admiram o serviço e o tem no modelo mental. “Se neste ponto o concorrente tiver um cliente a mais do que eu, ele é mais forte e o marketing precisa, com uma comunicação simples e fácil, agir para trazer mais clientes da base para a fidelização”, completou.

 

Entretanto, para que o marketing possa atuar com excelência e obter resultados, é preciso ter claro a política comercial, outro entrave para o sucesso dos administradores. Segundo Raimundo, é comum empresas não terem tal política desenvolvida por reflexo de outras falhas, como a ausência de gestão em toda a cadeira ou controle ineficaz de processos, começando na prospecção de clientes até o pós venda, e a definição clara das responsabilidades de cada membro contratado. É neste momento que a organização e disciplina contribuem para a produtividade e competitividade.

 

O segredo para o sucesso da gestão, em suas palavras, é unir os agentes do processo de tal forma que todos os atores estejam contribuindo no seu devido tempo para que a coisa funcione e que não haja tolerância com os erros velhos. Para Raimundo, melhorar inclui errar, mas desde que sejam erros novos para continuar sempre progredindo. “Ser competitivo, produtivo, ter disciplina para não permitir que a organização cometa erros repetidos, notória competência na alta administração e uma equipe focada e no seu devido lugar em busca do melhor produto ou serviço, com os recursos disponíveis e com o menor custo. Este é o caminho para a manutenção de um saldo financeiro positivo e vitorioso nos momentos de reflexão como o que estamos vivendo”, finalizou.

 

Assista aqui a primeira parte da palestra. A sequência e outros conteúdos estão disponíveis no canal do Instituto Aquila.

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