Gestão de Estoque – O que você precisa saber para alcançar a alta performance de satisfação dos clientes e resultados para sua empresa!

A atual globalização da economia e a crescente competição de mercado marcam a era da agilidade, tecnologia e qualidade no serviço, somado a isso, uma incessante busca por resultados, em que o aperfeiçoamento e inovação dos processos se conectam com a boa gestão.

Na visão do estoque não poderia ser diferente. A sua gestão tem grande importância dentro das empresas, uma vez que é a forma de disponibilizar os produtos aos clientes (internos e externos), e seu controle tem papel importante na estratégia das empresas.

A gestão de estoque representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento, garantido melhor nível de serviço; maior controle dos custos; a quantidade de produtos mínima em estoque; o giro; a cobertura – indicadores que trazem reconhecimento dos clientes, que no final das contas, quando são bem atendidos geram resultados financeiros.

Em se tratando de indicadores, a satisfação dos clientes é crucial. Para isso, uma maneira de mantê-los satisfeitos é na assistência de estoque, por meio do rápido atendimento e disponibilidade de produtos. Para um bom funcionamento de todo o processo, 10 passos fazem a diferença:

  • Mude seu modelo mental. Antes de começar qualquer transformação na maneira de gerenciar o estoque, esqueça os preconceitos (eu sempre fiz assim” – “desde o começo da empresa o controle foi realizado desta maneira”). Somente a partir disso você pode começar a mudar a cultura de gerenciamento.
  • Envolva sua equipe. Uma empresa é feita de pessoas, apresente para todos os planos e esteja aberto a sugestões e críticas. Sentindo-se envolvidos, eles contribuirão em direção à alta performance.
  • Meça seu estoque. Antes de tomar qualquer decisão, meça seu estoque e tudo o que acontece dentro dele: por exemplo, o número de itens, número de movimentações, os espaços dedicados às mercadorias, a confiabilidade das entregas, qualidade do estoque (sem defeitos), etc.
  • Projete o layout do estoque. A forma como a área de armazenagem está disposta, ajuda na movimentação inteligente, na agilidade para entrada e saída de produtos, no melhor aproveitamento do espaço, maior produtividade.  Um bom exemplo são os itens de alto giro, o ideal é armazená-los em uma área mais próxima da expedição em altura de fácil de alcance, diminuindo a distância percorrida. Já os de baixo giro podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.
  • Garanta a rastreabilidade dos produtos. Saber onde as mercadorias estão localizadas o tempo todo é essencial para velocidade e precisão. Portanto, você precisa mapear o estoque e classificar os produtos com um código que permita encontrar a localização de um item em segundos.
  • Calcule seu estoque de segurança. As demandas sofrem grande oscilação, portanto é necessário que a empresa constitua um estoque de segurança, visto que ficar sem produtos em estoque pode impactar significativamente a atividade da empresa, o mesmo vale para o excedente que pode significar desperdício de recursos, uma vez que o mesmo poderia ser aplicado em outros investimentos.
  • Defina as tarefas de cada um. Quanto mais o estoque é estruturado, mais precisas são as tarefas. Para distribuir as tarefas de todos, atribua-os a diferentes áreas do armazém: picking, preparação de pedidos, remessa, embalagem etc.
  • Estabeleça Metas. Você precisa ser claro sobre a direção da empresa, onde você deseja ir. Isso significa definir seus indicadores e quais as metas para cada um. Elas devem estar alinhadas com a estratégia da empresa.
  • Faça o controle de inventario periodicamente. Fazer regularmente o inventário do estoque é imprescindível para garantir a consolidação das informações físicas com as bases virtuais. O controle regular do inventário é a principal ferramenta de prevenção contra as perdas não conhecidas, como furtos e mercadorias extraviadas.
  • Verifique as entradas e saídas. Erros nos pedidos não são apreciados pelos clientes. Os pedidos devem ser verificados em todas as etapas importantes do processo logístico: na chegada, na armazenagem, no transporte, durante a embalagem e na saída.

Empresas são feitas de ambições que se sustêm com eficiência gerencial, por isso é imprescindível a necessidade da correta tomada de decisão!

O controle de estoque da sua empresa é estruturado? O seu cliente está satisfeito? Os custos e a rentabilidade são medidos? Agora é hora de ajustar estes pontos para garantir alta performance na gestão de estoque. 

O Aquila tem a solução para te ajudar!

Paulo Henrique Andrade

Paulo Henrique Andrade

Engenheiro de produção pelo IBMEC, sendo 1 ano realizado no Politecnico di Torino, pós graduando pela PUC-MG em engenharia de produção, Black Belt em Lean six sigma com experiência profissional em soluções estratégicas, orçamentárias, logísticas e operacionais em diversos segmentos: Saúde, Ferrovia, Medicina Diagnostica, Mineração, Segurança Pública, Educação, Automobilístico. Autor de vários artigos científicos, capítulos e do livro: DO SONHO À REALIDADE - como tornar sua ideia um empreendimento (2019 – Editora CRV).

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