IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DE ATIVOS – AQUILA

Durante o período de implementação foram envolvidos todos os gerentes de produção, mantenedores das áreas de fiação, Tecelagem, Beneficiamento, Costura e Utilidades em Geral. Neste processo de implementação tivemos contato com várias ferramentas que compreendem o Sistema Integrado de Manutenção.

Um processo importante para os trabalhos foi a definição dos equipamentos de maior relevância no processo produtivo, com base na criticidade dos ativos, pois foi definido o nível de priorização de ações da manutenção, buscando garantir que equipamentos gargalos do sistema produtivo, estejam com a máxima disponibilidade e confiabilidade para o processo.

Nos equipamentos classificados na criticidade “A” foi aplicado a ferramenta FMEA para identificar os pontos críticos no sistema, conjunto e componentes. O intuito nesta análise é conhecer a severidade que a falha poderá ocasionar ao ocorrer, e, o que pode ser feito para evitar que a mesma ocorra. Esta análise leva a equipe a revisar os planos e periodicidade dos procedimentos de manutenção tornando os mais assertivos.

Uma rotina de grande relevância implementada foram os rituais diários em todos turnos, com painel gestão à vista. O foco principal das reuniões de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” é apresentar resultados e metas, direcionar a equipe para prioridades imediatas. As informações atualizadas dos dados motivam a equipes a buscar melhorias nos processos e atingir as metas estabelecidas criando uma filosofia de trabalho e buscando cada vez mais a performance e disponibilidade dos ativos para o setor produtivo.

O projeto também contribuiu para que as equipes operacionais tivessem uma aproximação entre os setores produtivos e o setor de manutenção. Esta proximidade reduziu o desvio de informação, deixando claro que problemas em equipamentos, sendo por motivos elétricos mecânicos ou operacionais, são problemas de ambos e devem ser tratados com seriedade para evitar a indisponibilidade dos equipamentos, pois na visão empresarial, somente existe um único objetivo.

A implementação do software de manutenção pela Coteminas e a metodologia nos passada pelo Aquila, proporcionou o crescimento e evolução de nossos mantenedores, melhor aproveitamento de mão de obra e base sólida de dados para tomada de decisões, aumentando assim a Confiabilidade, assertividade e a redução nos tempos de manutenções imprevistas.

A Gestão de Ativos físicos são boas práticas de manutenção que contribuem para o ganho de eficiência da planta. Quando o gerenciamento da manutenção é bem realizado, contribui significativamente na redução dos índices de falhas e paradas na produção, aumenta a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. Estes são pontos essenciais para a eficiência operacional e produtiva de uma empresa.

O Sucesso que alcançamos na implementação Sistema Integrado de Manutenção é fruto de trabalho em equipe, porque cada Gerente, Supervisor, Coordenador, Técnico, Eletricista e Mantenedor, fez a sua parte e mostrou a que veio. O esforço hoje se traduz, na satisfação ao receber informações precisas, respostas rápidas e melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Sr. Eliezer Matos – Diretor da Unidade COTEMINAS

 

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter