Empresas excelentes crescem porque avançam e voam em busca dos seus sonhos!

Conheça os conceitos de gestão dos 8 passos, através de uma visão prática e baseada numa trajetória para atingir a excelência, elevando a sua organização para um novo patamar de resultados. São eles: ambição, governança, evidências, produtividade, qualidade técnica, disciplina, retorno e transparência.

SOBRE O LIVRO

“Um bom plano tático é capaz de corrigir uma estratégia errada, já uma estratégia bem feita não garante a implementação de um plano tático.”

Alcançar a excelência é o desejo de todos os gestores de negócio. O desafio de empreender requer um movimento constante rumo ao desenvolvimento e à ampliação de forças da organização. Um planeamento realmente estratégico deve conciliar cada uma das suas metas e projetos estruturais com os objetivos do negócio. Seguindo os 8 Passos da Excelência a sua organização irá trilhar um novo patamar de resultados.

1. Ambição
“A ambição precisa de ser palpável, materializável, provocar a imaginação e desafiar as pessoas. É exatamente isso que as empresas excelentes fazem: desafiam todos a todo o momento. São pessoas, processos e tecnologias fora da zona de conforto.”

“Quem não planeia e não cria as suas próprias estratégias será planeado nas estratégias dos outros.”
2. Governança
“A probabilidade de alcançar os objetivos estratégicos traçados aumenta exponencialmente quando as pessoas que farão parte da implementação do plano participaram na sua construção.”
3. Evidências
“É indispensável envolver as pessoas que estendem e dominam os processos. Aqui olhamos para todos os stakeholders envolvidos, os quais tratamos como os donos do negócio, analisamos a cadeia de valor da empresa e os seus diferenciais.”

“Todo o trabalho estratégico deve considerar a valorização da marca. A força da marca garante um retorno sobre o capital investido superior ao mercado de referência. Ela gera credibilidade para fornecedores e colaboradores, bem como uma imagem positiva junto a clientes e concorrentes. Isso é traduzido nos resultados da organização.”
4. Produtividade
“O líder é de fundamental importância para a implementação dos projetos. Ele deve ser o grande condutor de todo o processo, garantindo o envolvimento de todos e, consequentemente, o alcance dos resultados.”
5. Qualidade
“A maturidade de gestão diz respeito à capacidade da empresa de melhorar e manter resultados, à forma se estrutura e ao grau de saúde dos seus processos.”

“A vantagem na utilização do Método de Gestão PDCA é a redução do tempo para a solução dos problemas. Através dele, todos conseguirão percorrer os mesmos passos, de forma mais económica, mais segura e menos sujeita a erros.”
6. Disciplina
“Quando a empresa executa, é importante que tenha a disciplina para controlar. Este ritual de controlo consiste em verificar se aquilo que estava planeado foi implementado ou não e como está a decorrer a sua execução. O nome é esse porque deve ser um ritual, um hábito.”
7. Retorno
“A métrica de retorno deve basear-se em 3 pilares: informações precisas, agregação de valor e retorno sobre o capital empregue. Este último significa que onde aplico dinheiro, tem de produzir mais dinheiro.”
8. Transparência
“Quando elaboramos um plano estratégico é fundamental que todas as metas e os projetos estruturais estejam rigorosamente alinhados com os critérios de compliance da empresa. Quando estes não estão alinhados, a continuidade da organização pode ser comprometida.”

CONHEÇA OS AUTORES

RAIMUNDO GODOY

Administrador, Referência e Diretor Técnico do Aquila, é licenciado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi executivo durante 20 anos em empresas do segmento automóvel no Brasil, Itália, Espanha e Argentina. Em 2000, iniciou a sua trajetória na consultoria como líder de projetos. Coordenou equipas em 25 países, desenvolvendo novas metodologias, práticas e abordagens de sucesso.

FELIPE PIRES

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-graduação em Finanças pela Fundação Dom Cabral – Brasil e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, é especialista em Planeamento Estratégico, Excelência Comercial, Excelência Operacional e Gestão de Custos e Despesas. Atua como consultor há 15 anos, desenvolvendo e liderando projetos em organizações de mais de 20 segmentos na América do Sul, Europa e Austrália. Atualmente é Gestor de Projetos no Aquila.

NATÁLIA GODOY PORTO

Consultora sócia do Aquila, Gestora de Projetos, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua há 09 anos em consultoria de gestão para organizações de vários segmentos. É especialista em: Inteligência competitiva para empresas; Excelência Comercial; Matricial Integrado; Gestão de Processos e Governança Corporativa.

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