O caminho para uma Gestão de Excelência

Organizações são movidas por sonhos e ambições. É por meio da elaboração e do alinhamento de metas que um negócio constrói um futuro competitivo. Tudo acontece por meio de um caminho sustentável para uma Gestão de Excelência. Para isso, 8 passos são fundamentais:

Primeiramente, é preciso definir a Ambição da empresa para os próximos 3 a 5 anos. Onde ela quer chegar? O que é preciso fazer para alterar os resultados? A partir dessas respostas, são priorizadas as iniciativas estratégicas que sustentam a Ambição.

Para alcançá-la, a empresa deve se organizar, o que é possível com a Governança. Por meio dela, são definidas as responsabilidades de cada um no processo de elaboração e de implementação da estratégia.

O terceiro passo diz respeito à busca por Evidências que sustentam a Ambição. São as análises dos stakeholders, do mercado e da cadeia de valor da empresa, entre outras.

No quarto passo, Produtividade, definem-se os focos e as entregas dos trabalhos. Neste momento, nascem os projetos estruturais e os Books de Metas.

O quinto passo aborda a Qualidade Técnica. A pergunta a ser respondida nesta etapa é: nosso time é capaz? Aqui, são avaliados a maturidade de gestão da equipe e o seu conhecimento técnico.

O sexto passo traz a Disciplina. É quando se garante a implementação do que foi planejado. São os rituais formais de
acompanhamento do que está sendo produzido ao longo do exercício, da avaliação dos resultados das metas e dos projetos e, também, dos status das ações planejadas por cada participante.

No sétimo passo, avaliamos o Retorno das iniciativas, identificando o impacto financeiro de cada uma delas e a sua contribuição para o alcance da Ambição.

No oitavo e último passo, a Transparência, garante-se o cumprimento de todas as regras de compliance da organização. São
também definidos os aspectos de Comunicação da estratégia para todos os envolvidos.

Preparados para o caminho da Excelência?

Raimundo Godoy

Raimundo Godoy

Conselheiro, Referência e Diretor técnico do Aquila, Raimundo Godoy é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em gestão organizacional. Foi executivo durante vinte anos em empresas do segmento automotor no Brasil, Itália, Espanha e Argentina. Em 2000, iniciou sua trajetória na consultoria em gestão, atuando como líder de projetos em grandes organizações brasileiras. Coordenou equipes em 25 países e tem no seu currículo o desenvolvimento de metodologias, práticas e abordagens de sucesso. Com o seu trabalho, Raimundo tem auxiliado centenas de empresas dos mais diversos segmentos a atingirem novos patamares de resultados. Autor dos livros técnicos, Como Gerenciar e Enfrentar Desafios (2017) e Formação de Gestores – Criando as Bases da Gestão (2018).

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