Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia as melhores gestões públicas do país

Etapa nacional, realizada em Brasília, enaltece as excelências do setor público.

Rafael Mariani, Marketing - Instituto Aquila

O Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Aquila, anunciou em Novembro de 2021 os vencedores da etapa nacional em Brasília.

A premiação nacional elegeu as melhores cidades do país, considerando o grupo populacional filtrado nas fases estaduais, agrupados em cinco categorias: Prêmio Principal, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Saúde e Bem-Estar, Excelência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura; Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.

João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, relembrou sobre o desejo antigo para a criação de uma premiação que homenageasse prefeituras pelo trabalho de gestão. “Ao longo de todo esse tempo, tivemos de organizar, padronizar e criar um sistema que pudesse ser acessado por qualquer cidadão. Em parceria com o Aquila, o Grupo Bandeirantes vai continuar enaltecendo e apoiando as boas gestões ano após ano. É a concretização de um sonho”, diz Saad.

A metodologia utilizada para selecionar os premiados faz parte do livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pelo Aquila Escola de Gestão. O Instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceito de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.

Para Raimundo Godoy, presidente do Aquila, a plataforma IGMA, que é estruturada com base em Inteligência Artificial, consolida resultados de indicadores em uma única nota final de excelência. “Fizemos uma pesquisa em 360 municípios brasileiros e 90 cidades do exterior. Descobrimos uma coisa muito importante e que mudou o nosso pensamento. A excelência vem do setor público. Conseguimos construir uma plataforma simples, de alto impacto e que atendesse todas as cidades brasileiras. O livro Cidades Excelentes é uma bússola para o gestor público”, explica.

Além dos prefeitos das cidades participantes, o evento contou com as presenças de Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil; Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Gilson Machado, Ministro do Turismo do Brasil; Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal; Flávia Arruda, ministra-chefe da Secretaria do Governo Federal; André de Sousa Costa, secretário especial de comunicação do Ministério das Comunicações; Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Maria Cristina Pedizzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Os deputados federais Alexis Fonteyne; Eduardo Cury; Jefferson Alves de Campos; José Leônidas Cristino; Herculano Passos e Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara, também prestigiaram a premiação.

A apuração dos prêmios teve a parceria da empresa Garimpo Soluções, responsável pela avaliação dos projetos qualitativos desenvolvidos pelos municípios, com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil, além do oferecimento do Grupo CCR e Banco do Brasil.

Conheça os vencedores da etapa nacional:

Prêmio principal (IGMA Geral)

  • Acima de 100 mil habitantes: Indaiatuba (SP)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Timbó (SC)
  • Menor que 30 mil habitantes: Augusto Pestana (RS)

 

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

  • Acima de 100 mil habitantes: Americana (SP)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Jales (SP)
  • Menor que 30 mil habitantes: Pontes Gestal (SP)

 

Saúde e Bem-Estar

  • Acima de 100 mil habitantes: Lavras (MG)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Brasília de Minas (MG)
  • Menor que 30 mil habitantes: Ivorá (RS)

 

Eficiência Fiscal e Transparência

  • Acima de 100 mil habitantes: Santana de Parnaíba (SP)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Videira (SC)
  • Menor que 30 mil habitantes: Presidente Getúlio (SC)

 

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

  • Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Braço do Norte (SC)
  • Menor que 30 mil habitantes: Piratuba (SC)

 

Educação

  • Acima de 100 mil habitantes: Apucarana (PR)
  • Entre 30 e 100 mil habitantes: Igrejinha (RS)
  • Menor que 30 mil habitantes: São José do Inhacorá (RS)

 

Cidades acima de 500 mil habitantes

  • Sorocaba (SP)

 

Capitais

  • Curitiba (PR)

 

Após anos de pesquisas e testes, com o uso de tecnologias como big data e machine learning, o Aquila reuniu 5 indicadores dos 5 pilares do ciclo virtuoso em uma única plataforma para a criação do índice IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila).

A essência da ferramenta é superar os atuais desafios da gestão pública, os quais são interligados com as 3 dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental. Contribuindo para centenas de instituições públicas nos mais diversos projetos de consultoria e treinamento, com credibilidade para consolidar o Aquila de forma apartidário e excelência do poder público.

O livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, apresenta a tradução do conhecimento para a realidade brasileira e uma proposta de caminhar para criar um ciclo virtuoso do desenvolvimento humano por meio do equilíbrio de cinco grandes pilares: Excelência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura; Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Esse caminho em si impulsiona a melhoria da eficiência da máquina pública e da prestação de serviços à população, caminho essencial para a gestão municipal elevar a maturidade de gestão por meio da qualidade técnica de gestores e servidores, dos processos e da tecnologia.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter