Prof.ª Maria Helena Godoy, referência técnica do Instituto, lança 13º livro na área educacional

Referência técnica do Instituto Aquila, a professora Maria Helena Godoy lançou seu 13º livro, “Melhorar resultados da Educação. Será que os gestores sabem?”, dando luz à questão da quantidade de diretores que debatem sobre metas e foco em resultados com seus professores e comunidade em que atuam. O lançamento aconteceu durante a 3º edição do evento “Gestão, A Escola Ensina”, iniciativa da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), e contou com a participação de outras referências técnicas do Instituto Aquila, como o Prof. Godoy, Prof. Bottrel e Orlando Euler de Castro.

O novo título traz um resumo da trajetória da pedagoga, que se propôs olhar em retrospectiva duas décadas de gestão. A razão dos maus resultados, em sua óptica, é reflexo de investimentos aleatórios que, não focados na causa fundamental, continuam gerando problemas. “A competência gerencial com pequenos recursos financeiros podem operar melhoria significativa no processo de ensino-aprendizado. Entretanto, investimentos representativos sem foco gerencial são, na maioria dos casos, desperdício e uma ação inócua em termos de avanço de aprendizagem. Isto é fato, eu aprendi ao longo destes 20 anos levando gerenciamento para as escolas”, comentou durante o evento.

Traçando um comparativo entre as práticas adotadas nas melhores e piores escolas, Maria Helena também chamou atenção para os principais porquês dos maus resultados. Para ela, falar em metas e planos de ação dentro da escola, somado a atratividade das aulas, frequência dos alunos e registro das práticas pedagógicas bem-sucedidas são essenciais para o avanço em educação. A metodologia GIDE Avançada (Gestão Integrada da Escola), elaborada pela professora, vem suprir estas deficiências e ampliar o conhecimento gerencial por meio do método PDCA, integrando aspectos pedagógicos e gerenciais.

Ainda sob este aspecto, o Prof. Godoy destacou, logo na abertura, a trajetória da Maria Helena e a maneira como ela traduziu os termos de gestão aos educadores, tornando acessíveis as metodologias e desenvolvendo um método eficaz na área educacional. O evento também reuniu lideranças da área de Belo Horizonte e região metropolitana, convidados e representantes de empresas comprometidas na busca pela melhoria da educação nacional. Sob a bandeira “só a educação pode salvar o Brasil”, também foram apresentados os resultados alcançados nas escolas parceiras da FDG, as quais conquistaram resultados significativos no cenário educacional do País.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter