A Gestão no Brasil

História do movimento que ajudou a mudar o País. Uma saga de Minas Gerais.

Por Carlos Bottrel Coutinho

Acompanhe as origens, o desenvolvimento e o amadurecimento de um movimento que gerou uma revolução na gestão empresarial em todo o Brasil.

Nesse relato você conhecerá os primórdios deste movimento que nasceu no Departamento de Engenharia Metalúrgica da EEUFMG na década de 70. Posteriormente  a FCO assumiu o projeto Gestão pela Qualidade Total promovendo cursos, seminários, assistência técnica em empresas e viagens internacionais para fomentar essa transformação estrutural, provocando uma mudança nos paradigmas da gestão. Em seguida, a criação da FDG e do INDG ampliou essa visão da excelência e alastrou por todo país a busca incansável pela gestão eficiente. Esta mesma visão orienta hoje as atividades do Instituto Aquila, criado em 2011.

Escrito pelo professor Bottrel, que esteve pessoalmente envolvido durante todo o processo, o livro nos conduz por uma trajetória cheia de desafios e superações – recheado de “causos” pitorescos (alguns engraçados e outros nem tanto), fotos dos principais momentos e documentos significativos – que nos levam a compreender de forma mais global todo o movimento.

Hoje o Brasil é um país melhor por causa disso.

Uma saga de Minas Gerais.

Detalhes do Produto

Autor: Carlos Bottrel Coutinho
Idioma: Português
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 2ª
Ano da edição: 2018
Nº de páginas: 284

Sobre o autor

Carlos Bottrel Coutinho

Carlos Bottrel Coutinho

Conselheiro e sócio do Aquila, é engenheiro mecânico e eletricista pela UFMG, M.Sc. e Ph.D. em metalurgia pela Colorado School of Mines. Professor emérito do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG e professor visitante da Texas Agriculture and Mechanics University. Coordenou 37 missões de executivos ao Japão e Estados Unidos para aprendizado de metodologias de qualidade e gestão. Colaborador em diversas obras técnicas e autor de A Gestão no Brasil (2013).