CASE | Mineração

Empresa global de mineração e fundição multi-metais, referência em Zinco e Chumbo.

Soluções Implementadas no projeto

  • Excelência Operacional
  • Excelência Comercial
  • Gestão de Processos (BPM)
  • Alinhamento
O Programa de Excelência Operacional Global foi implementado de forma simultânea nas operações de 14 países e no escritório corporativo europeu. O Programa proporcionou aos líderes e alta direção visibilidade e controle dos processos, disseminou a cultura de melhoria contínua nas operações promovendo benchmarking e troca de boas práticas.
 
O plano estratégico foi traduzido para o plano tático e transformado em um conjunto de metas individuais (indicadores e projeto estruturais) organizadas no Book of Goals. As responsabilidades ficaram esclarecidas, assim como as contribuições de cada gestor para a conquista do resultado esperado.
 
Os processos foram mapeados e as árvores de produção, de custo, de qualidade e de falhas dos processos operacionais foram construídas e consolidadas no Operational FollowUp (OFU). A visão do processo unida a organização dos indicadores permitiu identificar rapidamente bloqueadores de resultado (gargalos) e alavancas que precisavam de um esforço de melhoria.
 
Os controles do processo suporte de execução dos contratos e os mecanismos de integração da cadeia de valor (suprimentos, operação, comercial e logística) foram estabelecidos. Problemas fáceis foram tratados com ações ver e agir (resultado rápido), problemas difíceis foram tratados com grupos de excelência. Um grupo de excelência é um equipe multifuncional (liderança, conhecimento técnico e método) formada para tratar um problema específico, com meta clara e prazos bem definidos.
 
Todos os trabalhos de análise e implementação dos grupos de excelência foram registrados na Biblioteca Digital e acompanhados de forma global através do Banner de Projetos. A biblioteca digital tornou-se uma referência para Benchmark e consulta de boas práticas.
 
Os rituais de gestão foram estabelecidos em todos os níveis organizacionais, não só para acompanhar as ações estabelecidas e os resultados, mas também como forma de antecipação dos próximos gargalos e tratativa de desvios da rotina e dos projetos de melhoria.

Principais Resultados Obtidos

Sessenta e três recordes operacionais foram batidos.

Mais de 290 líderes operacionais tiveram seus Books de Metas estabelecidos. Em 3 anos de parceria, e com 123 grupos de excelência formados, o programa gerou ganhos de 205 milhões de euros.

No decorrer do programa diversas ferramentas gerenciais foram implementadas com o objetivo de facilitar as análises, o acompanhamento e a tomada de decisão.

O programa capacitou 1400 funcionários (740 nas fundições, 600 nas minas e 60 nos departamentos comerciais/corporativos), reforçando o compromisso do Aquila com a transferência de conhecimento gerencial como forma de perpetuar o novo patamar de resultado alcançado.

56 livros de boas práticas foram disponibilizados na biblioteca digital.

Destaques de resultados em algumas unidades:

  • Produção dos moinhos aumentou 33%
  • Melhoria na taxa de recuperação de Ouro (+ 45%), Prata (+ 60%) e Cobre (+ 13%)
  • Produção de cátodos aumentou 10%
  • Redução de 36% dos custos de reagentes através do otimização do consumo
  • Redução de 30% dos estoques (matéria prima, WIP e produto final)
 

Depoimentos

“O Programa de Excelência Operacional começou no momento certo, quando a empresa passava por um momento de transição e a implementação de melhoria contínua se tornou essencial”.
Gerente Geral – Unidade América do Sul

“The cost excellence teams have increased the understanding of departmental activities and the costs to the company. The excellence teams have helped put together systems where we can track our costs easily and also look for improvements in our operation, overall the whole department has been become focused on what we undertake is the most efficient and cost effective practises.”
Production Co-Ordinator

“Control and Management” are two important concepts that our friends of the Aquila´s Institute have come to implement them in our mining operations. If we add to our job, safety and teamwork there is no doubt that we will succeed into achieve our objectives and goals, for many difficulties mining operations present to us every day. Always remember that what is not measured is not improved…”
Development Superintendent – Facilitator of Contractors Development Excellence Team

Gostaria de saber como podemos ajudar sua empresa?

Fale com um dos nossos consultores