Do estágio à carreira internacional

De estagiários e trainees a consultores internacionais. Esse caminho não é trilhado, evidentemente, por todos profissionais. Mas vêm se multiplicando os casos de sucesso, nos últimos anos, de quem começou assim sua carreira em grandes empresas. Foi o que aconteceu, por exemplo, com João Batista Pires Júnior e Cecília Petres Monferrari, ambos formados em administração, hoje consultores do Instituto Aquila.

 

Pires Júnior era estagiário na Usiminas, um dos primeiros grandes clientes do Aquila. De lá, migrou para a consultoria e hoje desenvolve projeto no Peru, trabalho facilitado por sua fluência em espanhol. Dentre outras atividades, ele é um dos responsáveis pela aplicação do PDCA, metodologia para solução de problemas.

 

Cecília chegou ao Instituto Aquila por sugestão de um amigo. Participou de projetos nos Estados Unidos e no Canadá, e hoje está no Brasil. “Contribuo na aplicação de um programa de excelência em cliente do varejo”, conta.

 

Mas como se tornar um consultor internacional? “Tenha a mente aberta para aprender sempre. E não tema errar, porque o período de estágio é de aprendizado intenso”, partilha Pires Júnior.

 

O que os projetos no exterior fazem pela carreira do jovem profissional? “Os desafios propostos me fazem crescer profissionalmente, e tenho a oportunidade de conhecer outra cultura”, diz Cecília.

 

“Sempre almejei ter experiência no exterior e hoje faço parte de uma equipe de profissionais que leva o conhecimento de muitos anos de experiência para outros países”, acrescenta a consultora.

 

Pires Júnior dá um recado aos novatos: “Foque no resultado. Somos agentes de mudanças, temos que mostrar valor agregado aos nossos clientes, para que eles reconheçam o valor do nosso serviço. Temos que ser aqueles que ajudam a empresa a chegar a resultados. Assim como devemos focar no resultado do trabalho da equipe do projeto e no nosso trabalho individual”.

Sete Dicas

 

Fernanda Abreu, diretora de Pessoas do Instituto Aquila, já lidou com dezenas de estagiários e trainees à frente do Programa Primeiro Voo. Ela indica como transformar os primeiros contatos com a empresa em uma carreira bem-sucedida:

 

    1. Esteja sempre pronto a aprender novas coisas, pois ninguém nasce sabendo
    2. Considere os conhecimentos adquiridos na universidade, inclusive pós-graduação e MBA como subsídios para aprendizado prático na empresa
    3. Leia, vá ao cinema, ao teatro e viaje para ampliar sua cultura geral
    4. Informe-se, previamente, sobre os países nos quais gostaria de trabalhar, para não se frustrar com eventuais diferenças culturais
    5. Quanto mais idiomas dominar fluentemente – leitura e conversação – maiores as suas chances de participar de projetos internacionais
    6. Aproveite todas as oportunidades de ampliar seus conhecimentos sobre a empresa e o mercado
    7. Use com moderação as redes sociais. Muitos leem as postagens, e excessiva exposição pessoal, política e religiosa pode criar atritos desnecessários

 

30 novas águias

 

Com prazo prorrogado até domingo, 2/11, o Instituto Aquila recebe inscrições para seu programa de estágio, Primeiro Voo. Há 30 vagas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, que serão preenchidas de acordo com a necessidade. A organização está interessada em estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia, com formatura prevista entre julho de 2015 e dezembro de 2016.

 

As inscrições podem ser feitas na seção Carreira do site.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter