Revista destaca projeto que usa “fábrica virtual” do Aquila

A atuação do Instituto Aquila junto à Companha Agropecuária Monte Alegre (CMA) foi destaque em reportagem da revista DBO, sobre negócios da pecuária. A consultoria levou à empresa ferramentas de gestão para integrar as equipes, controlar melhor os processos e aumentar os índices de produtividade – entre elas, um moderno recurso batizado de “fábrica virtual”.

Segundo a reportagem, da jornalista Maristela Franco, o ano de 2015 foi especialmente desafiador para os confinadores brasileiros, por conta das variações no preço do milho e da pouca demanda de serviços de engorda. O cenário desfavorável estimulou o diretor-presidente da CMA, André Perrone, a buscar a parceria do Aquila para fazer ajustes que garantissem ganhos maiores em todos os setores da empresa.

A principal ferramenta utilizada no projeto foi a “fábrica virtual”, uma inovação adotada pela indústria para aprimorar processos e treinar operadores. Ela permite a visualização antecipada da cadeia de produção, revelando as conexões entre os setores e as possibilidades de aperfeiçoamento nesse processo. “Se você consegue enxergar as relações dentro da cadeia, pode melhorar sua eficiência”, afirma Bruno Chiaramonti, consultor do Aquila. “Sem essa ferramenta de gestão, as decisões são tomadas mais com base no feeling do que em dados reais.”

A CMA também adotou planos de ação nas áreas de informática, finanças e compra de gado, para ajustar a conexão entre indicadores físicos e financeiros da empresa. Por fim, foram implantados os chamados rituais de gestão, que ajudam a checar metas individuais e setoriais e discutir eventuais problemas que estejam prejudicando a rotina operacional.

O resultado é que desde abril a CMA estabeleceu um novo processo de gestão da empresa, como destaca a reportagem, que conta com rituais de avalição em todos os níveis, conecta indicadores produtivos com os financeiros e elabora planejamentos estratégicos para um período que vai de 2018 a 2023.

Os investimentos em melhorias garantiram diversos prêmios e reconhecimentos à empresa, como o Nelson Pineda, o Aliança da Terra e a certificação Rain Forest Alliance.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter