Como precificar produtos no varejo?

Usar estrategicamente as novas tecnologias tem se tornado um fator crítico para o sucesso das empresas. Essa realidade motivou o Instituto Aquila a criar o Aquila Tech, uma iniciativa que desenvolve soluções tecnológicas e ferramentas inovadoras voltadas para a gestão. Uma dessas ferramentas é o MERCVRIVS, software que controla o custo e auxilia o varejo na tarefa de precificar corretamente os produtos.

Ao tratar as variáveis críticas do processo, o MERCVRIVS possibilita melhorias financeiras e operacionais aos varejistas. Em média, a tecnologia resulta em um aumento de 3% a 10% nas vendas, além de um crescimento de até 5 pontos percentuais nas margens de lucro. Ele também permite uma redução armazenagem equivalente a até 5 dias de estoque.

Entenda como o software funciona e como esses preços são definidos nos mercados:

• Antes de sugerir o preço ideal dos produtos, o MERCVRIVS analisa os preços praticados no próprio varejista e também em seus concorrentes. Isso identifica desajustes e possibilita uma rápida correção nas etiquetas. Também são pontuados os produtos que devem ser negociados com os fornecedores.

• Outro aspecto que o software considera é o volume de vendas pretendido para cada produto. Isso influencia na precificação de diferentes maneiras. Um exemplo: produtos corriqueiros, que tem grande saída, devem ter um preço mais competitivo do que os itens que não estão semanalmente no radar do consumidor.

• O sistema também leva em conta quais são as marcas líderes em cada categoria de produtos. São elas que determinam o “teto” de preços para aquele tipo de produto. A partir disso, o sistema estabelece o valor das demais marcas, ajustando as margens –produtos mais baratos precisam proporcionar margens percentuais maiores, para que a lucratividade do espaço na prateleira seja preservada.

• O software também ajuda o varejista a entender como um fornecedor tem negociado o preço de seus produtos no mercado. Isso dá mais força para os compradores no momento da negociação de preços. Há casos de diminuição em 10% o valor de custo de marcas líderes com o uso da tecnologia.

• O MERCVRIVS disponibiliza um aplicativo de celular para pesquisa de preços nos concorrentes. A informação fica disponível no sistema praticamente no momento em que a pesquisa sobre um produto é realizada em campo.

O Aquila Tech atua com foco em decifrar bancos de dados para encontrar informações que permitam aos gestores tomar as melhores decisões. Além do varejo, a unidade também oferece soluções personalizadas voltadas para alinhamento de metas, estruturação e revisão de processos, elaboração e execução do orçamento, entre outras.

Nos primeiros meses de 2017, o número de clientes da iniciativa cresceu 70%. “O bom uso da tecnologia traz um ganho exponencial na eficiência dos processos, porque permite fazer mais com menos recursos”, afirma Renato Pantel, responsável pelas operações do Aquila Tech.

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