De olho no futuro, concessionária investe em consultoria ainda em fase pré-operacional

Os veículos leves sobre trilhos, conhecidos por VLTs, podem ser considerados uma alternativa mais barata e sustentável se comparada com outros meios de transporte. No Rio de Janeiro, o VLT Carioca, empresa cliente do Instituto Aquila, ligará o aeroporto Santos Dumont ao centro da cidade e região portuária, num total de 28 quilômetros.

Desde o início da concessão, a empresa assumiu o desafio de estabelecer um sistema de gestão capaz de atender às várias etapas do projeto, da implantação a operação. O aporte de conhecimento do Instituto Aquila vem ao encontro desta necessidade, para gerir o contrato de forma eficiente e conciliar os diferentes interesses e expectativas em torno do empreendimento.

O objetivo é auxiliar a empresa na maximização do resultado, trazendo o melhor retorno a todos os envolvidos: para a sociedade, provendo uma operação de qualidade e segurança e também deixando melhorias em vias e áreas próximas à operação; para os acionistas, visando otimizar o retorno sobre o capital investido; e, para os colaboradores, oferecendo processos otimizados, com clareza das metas a serem alcançadas.

“O grande desafio na construção do sistema de gestão de uma empresa em fase pré-operacional consiste no bom entendimento do negócio e no que se espera de cada área/função uma vez iniciada a fase de operação, ou seja, o serviço em pleno funcionamento”, explica Ana Elisa Lima, consultora responsável e sócia do Instituto Aquila.

Para garantir e assegurar o alinhamento dos processos, foram delineados alguns passos iniciais: definição das metas, estruturação do desdobramento dos indicadores, implementação de uma ferramenta específica para acompanhar os resultados e execução de rituais de gestão. O programa traçado junto à VLT Carioca terá por finalidade acompanhar os resultados de cada passo e corrigir possíveis desvios, dando suporte tanto a presidência quanto as gerências executivas e suas equipes.

Utilizado em diversos países, o VLT ainda é uma novidade no País e traz inovações tecnológicas e ecológicas para a cidade. Equipados com motores elétricos, o VLT dispensa o uso de combustível fóssil, tornando-o mais silencioso e menos poluente, e, os mecanismos de freio, por exemplo, garantem mais conforto e segurança. Os veículos que irão funcionar no Rio de Janeiro serão os primeiros do mundo projetados totalmente sem catenárias (os cabos que captam energia elétrico dos fios suspensos) e terão capacidade de transportar até quatro vezes mais pessoas que os ônibus convencionais.

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