Dicas para uma atitude da liderança que gera resultados

Na sua empresa, as equipes sabem claramente quais são os objetivos dos líderes? Segundo dados publicados na Harvard Business Review, 63% das pessoas não sabem aonde as empresas querem chegar e por quê. Além disso, somente 5% dos funcionários entendem seu papel na estratégia geral da empresa.

Se os colaboradores não compreendem para onde o negócio está indo, fica difícil alinhar seus esforços para implementar estratégias e produzir os melhores resultados.

Em evento recente na Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos) de Belo Horizonte, o sócio do Aquila, Rodrigo Neves, falou sobre a operacionalização da visão de negócio através de liderança e delegação de tarefas.

Na plateia estavam cerca de 140 gestores de empresas pequenas e médias. O objetivo de Neves era mostrar que líderes que gerem sua organização de modo a delegar e incentivar o melhor dos colaboradores estão à frente da concorrência. Confira as principais orientações transmitidas pelo sócio do Aquila:

• Somente empresas bem alinhadas têm uma visão clara de onde querem chegar. Nelas, cada funcionário sabe exatamente o que fazer para contribuir com isso. Por isso, os projetos e planos de todo o negócio devem estar alinhados com a meta estratégica do corpo diretor.

• O líder da empresa deve entender o sistema e dominar os processos. Deve definir o rumo, dirigir mudanças e organizar recursos. Diante dos profissionais de sua equipe, é sua função motivar e orientar, explicando as razões por trás das ações.

• O diferencial de cada líder é determinante na geração de valor ao negócio, seja quando a situação externa é favorável ou, ainda mais importante, quando for para compensar uma influência externa negativa.

• Todo gestor deve haver um mínimo de três e um máximo de oito metas de melhoria, divididas em metas de esforço próprio, equipe e influência.

• Há uma grande diferença entre desdobrar metas e alinhar metas. O alinhamento faz com que o esforço tenha apenas uma direção e cria um incentivo para o trabalho dos gestores. A ideia é que eles não apenas entreguem o orçamento do ano, mas o superem.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter