Gestão e inovação: armas para o pós-crise

O Instituto Aquila promoveu nesta quarta, dia 9 de novembro, um evento para os empresários do comércio no Triângulo Mineiro. Com o tema Gestão e Inovação – As novas armas para o Brasil pós-crise, os participantes do evento puderam aprimorar a visão estratégica, repensar a liderança e estreitar relacionamentos a partir das palestras, ministradas por duas das Referências Técnicas do Aquila, Raimundo Godoy e Erico Bastos.

A iniciativa foi conduzida em parceria com o Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, entidade fundada em 1977 e que tem como missão apoiar a classe em suas diversas necessidades. O comércio foi o segmento que mais fechou empresas na cidade ao longo do último biênio, resultado da redução do poder de compra dos consumidores.

Em sua apresentação, Erico Barros mostrou os principais fatos que contribuíram para o desaquecimento da economia e a importância do gerenciamento financeiro para manter os pilares empresarias neste período. De acordo com o consultor, o primeiro passo para superar as adversidades em momentos em que não é possível alavancar as vendas é zelar pelo caixa até que o mercado se recupere. “Até 2020, o cenário aponta para a retomada com a redução da inflação, o que permitirá a queda da taxa de juros e a recomposição do poder de compra dos salários, com efeitos positivos sobre a renda. Enquanto isso, a gestão financeira, sempre essencial, se torna vital”, previu.

Sobre a atual conjuntura, Raimundo Godoy afirmou aos participantes do evento que não há mágica para superar o momento de desaceleração da economia e tudo se resume à gestão. Com apresentação voltada para a Visão de Futuro, o diretor técnico do Aquila apontou os cinco fatores críticos para o sucesso e propôs aos empresários que reflitam hoje sobre seus negócios para garantirem a prosperidade no pós-crise. “Não existem negócios bons ou ruins. Existem negócios mal ou bem administrados. Produtividade e competitividade, disciplina, organização e o suporte de referências técnicas que agregam conhecimento e experiência à atividade levam ao princípio da qualidade em qualquer mercado”, garantiu.

Com o evento, o Instituto Aquila aportou conhecimento em gestão em uma das regiões mais importantes de Minas Gerais. O Triângulo Mineiro responde pelo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita dentre as 10 regiões do Estado e Uberlândia está à frente de 14 capitais no PIB nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter