Gestão para superar os desafios do varejo

Responsável por 24% do Produto Interno Bruto, o segmento varejista registrou resultado negativo de 6,5% no terceiro trimestre de 2016 em comparativo com o mesmo período do ano passado. O cenário de retração econômica e as alternativas para garantir uma retomada no mercado são os principais desafios dos empresários do setor e foram discutidos em fóruns nacionais com a participação do Instituto Aquila.

Duas das maiores feiras especializadas do país, a Feira Supermercadista e da Panificação Superminas, em Minas Gerais, e a Super Feira Acaps Panshow da Associação Capixaba de Supermercados, no Espírito Santo, contaram com a palestra Excelência em Gestão no Varejo, ministrada pelo diretor técnico do Aquila, Raimundo Godoy. O especialista traçou um panorama da economia brasileira e mostrou como o momento impacta no poder de compra dos clientes e, consequentemente, nas vendas.

De acordo com Raimundo, como solução, o período requer um foco maior nas tendências para agregar valor ao negócio por meio das inovações. “É importante levar para o cliente algo que a empresa ainda não possui ou melhorar uma tecnologia já existente. O que não pode é se fechar para as novidades, senão a empresa morre”, pontuou aos presentes nos dois fóruns. Mostrou, ainda, como o varejo pode obter vantagens competitivas em períodos de retração econômica. “O que determina se uma empresa sobrevive ou não após um momento de crise é uma gestão eficiente”, afirmou.

O Aquila também esteve presente com estandes nos eventos, demonstrando o Programa de Excelência no Varejo. A solução estruturada para o segmento contempla metodologias, treinamento e software, alinhando recursos para obtenção de resultados.

Em sua 30ª edição, a Superminas da Associação Mineira de Supermercados, recebeu mais de 50 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão em negócios. Já a Super Feira Acaps Panshow reuniu mais de 200 expositores e resultou em uma intenção de volumes de negócios futuros em torno de R$ 42 milhões.

Obras públicas

A mesma reflexão acerca dos grandes desafios empresarias impostos pelo momento de crise vivido pelo país nos últimos anos também foi o ponto central da palestra ministrada pelo Instituto Aquila junto aos associados da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP).

Com o título Programa de Excelência na Gestão de Obras Públicas e Concessões, a palestra mostrou um histórico do desenvolvimento econômico do Brasil e apontou caminhos também para a área de prestação de serviços.

De acordo com o Raimundo Godoy, o mercado aponta oportunidades em diversos setores, como infraestrutura, educação, saúde e segurança. “O desafio é trabalhar a produtividade e a competitividade com foco no cliente e prestar o melhor serviço com os recursos disponíveis”, ressaltou. A partir da apresentação de cases do setor, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado para os participantes, comprovando que com gestão adequada é possível ampliar o retorno sobre o capital investido independente do momento de mercado.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter