Havan aposta em gestão como caminho para o crescimento

A rede varejista Havan iniciou suas atividades em 1986, em uma loja de 45m² e com apenas um funcionário. Hoje possui 73 lojas em nove estados e está em franca expansão. Para suportar o crescimento, o diretor-presidente Luciano Hang confiou ao Instituto Aquila a missão de capacitar sua equipe dentro das melhores e mais modernas práticas de gestão, e condução de um audacioso programa de combate ao desperdício.

 

Em janeiro teve início o Programa Desperdício Zero, cujo objetivo é identificar e eliminar despesas desnecessárias, além de internalizar a cultura de fazer mais com menos. Foram nomeados gestores dos pacotes de despesas que, após receberem o treinamento de Formação de Gestores, participaram da negociação de metas para cada filial, planejamento e implementação das ações estratégicas.

 

Hang reforça a necessidade do envolvimento de toda a organização para o sucesso do empreendimento. “Fazer sempre o melhor, ter uma empresa moderna, com uma visão de futuro e gastando somente o necessário vai nos proporcionar atingir nossas metas e consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores”, afirma.

Parte das iniciativas teve como origem práticas concebidas em lojas específicas. Apoiados pelo método, 100 colaboradores foram incentivados a propor soluções para os problemas que se manifestam na rotina da empresa. Uma vez constatados os ganhos e a aplicabilidade, as melhorias foram levadas para toda a rede.

 

“A empresa colocou os colaboradores que conhecem os problemas para desenvolver os projetos, ficando assim mais fácil de resolvê-los. É ótimo, pois o meu projeto está dando resultados. Nossa loja estava entre as 10 piores colocadas, com mais descontos por preço errado de toda a rede. Hoje está muito melhor, e também aprendemos a ver mais de perto os prejuízos da loja e reduzi-los”, comenta Terezinha da Silva, na filial de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

 

Alessandra Eziquiel, da filial de São Carlos, em São Paulo, salienta que o conhecimento aportado pelo Aquila garantiu condições para que a equipe pudesse alcançar os objetivos. “O Instituto Aquila colaborou com a liderança de forma imprescindível na visão de melhorias e corte de gastos”, destaca.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter