Melhoria da gestão para enfrentar os crescentes desafios do setor público

A prefeitura de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, deu início à implementação de um amplo programa de modernização da administração, nas áreas-chave do município. Desenvolvido em conjunto com o Instituto Aquila, o trabalho teve como ponto de partida o diagnóstico que mapeou oportunidades de melhoria na arrecadação, captação de recursos e redução dos gastos, de forma a racionalizar recursos e proporcionar saltos de qualidade nos serviços prestados à população.

O escopo do Programa Gestão Eficaz contempla ainda a capacitação dos servidores e condução conjunta de atividades para que, ao longo do tempo, os ganhos alcançados possam ser mantidos por meio do conhecimento absorvido.

Conheça, abaixo, detalhes do projeto no texto divulgado pela Assessoria de Comunicação Social da prefeitura.

Prefeitura implanta Programa Gestão Eficaz em 2015

O objetivo do programa é melhorar a gestão pública, aumentar a satisfação dos servidores e adotar métodos de gestão para que seja possível “fazer mais com menos”, refletindo em melhores serviços para população

Uma das grandes conquistas do Executivo Municipal no ano em que Três Lagoas completa 100 anos de emancipação política-administrativa é a implantação do Programa Gestão Eficaz.
Dentro do atual contexto econômico do País, é possível observar algumas dificuldades enfrentadas pelo setor público e a necessidade de buscar apoio e informações visando a melhor eficiência na gestão de recursos.

O diagnóstico apresentado pelo Instituto Aquila aponta como principais dificuldades o baixo nível gerencial de Instituições Públicas, gastando muito mal o dinheiro público; concentração de recursos nas esferas Estadual e Federal, uma vez que os municípios ficam com menos de 20% de tudo o que se arrecada no País; estagnação na economia, liberação de recursos do PAC abaixo das expectativas dos municípios, tendo como consequência o atraso dos governos municipais e estaduais com as respectivas folhas de pagamento de seus funcionários, como as cidades de Joinville-SC, Colinas do Tocantins-TO, Campina Grande-PB e Juiz de Fora-MG.

Programa Gestão Eficaz

Ciente das dificuldades que existem e, das que ainda estão por vir, a Administração Municipal contratou o Instituto Aquila para melhorar a gestão de contas, projetos e programas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e demais.

Além de melhorar a gestão pública, o objetivo do Programa é aumentar a satisfação dos servidores e adotar métodos de gestão para que seja possível “fazer mais com menos”, refletindo em melhores serviços para a população.

“Como gestora, penso no trabalho do servidor efetivo que receberá treinamentos, capacitações e conhecimentos que irão permanecer com ele enquanto estiver à frente de seu trabalho junto à Administração Municipal”, destacou a prefeita Marcia Moura, reforçando que, mesmo com a suceção de governo, os servidores serão reconhecidos profissionalmente e multiplicadores das ações do Executivo Municipal.

Diante de tais dificuldades, o trabalho desenvolvido pelo Programa Gestão Eficaz tem como um dos principais objetivos a qualificação na gestão dos resultados e programas municipais.

O programa visa ainda aumentar a satisfação da comunidade, bem como sua qualidade de vida, através da priorização e execução dos projetos da Prefeitura em todos os setores.

Com todas essas melhorias implementadas, o Executivo Municipal terá condições de aumentar o nível de investimento do município, cumprindo o plano de governo estabelecido pela prefeita Marcia Moura, garantindo a transparência da gestão das contas da Administração.

Atuação

Denominado pela prefeita Marcia Moura como “Programa Gestão Eficaz”, todo o processo está solidificado em cinco pilares de atuação. São eles:

  • A revisão de todos os contratos da Prefeitura, garantindo que foram bem estabelecidos, que os preços estão condizentes com o mercado e que existem controles eficazes de prestação dos serviços;
  • O desdobramento do Plano de Governo em projetos em todos os departamentos da Prefeitura e, em seguida, a implantação de um programa de remuneração variável pautado em produtividade para os servidores;
  • A Reestruturação Organizacional, principalmente, focada na melhoria do processo de compras;
  • A Estruturação Organizacional, através da avaliação do organograma e corpo técnico da Prefeitura;
  • A qualificação de aproximadamente 300 servidores através da realização de um programa de formação de gestores, com duração de seis meses, com aulas teóricas e aplicação prática no dia a dia dos trabalhos da Prefeitura.

Por que o Instituto Aquila?

O Instituto Aquila é uma das maiores empresas de consultoria do País, atendendo 13 países, com a atuação de mais 300 profissionais.

Possui experiência com mais de 100 clientes públicos e privados. Entre os clientes privados estão a Band, Pague Menos, Grupo Bonsucesso, São Paulo Futebol Clube, Plena Alimentos, Dupont, Usiminas, Vale, Resil e Aurora.

A empresa também atende o setor público, como a Prefeitura de Itabirito, Prefeitura de Itajubá, Prefeitura de Palmas, Prefeitura de Manaus, além do trabalho dos consultores no Choque de Gestão do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Os consultores agradecem a receptividade dos servidores, que têm ajudado muito no avanço dos trabalhos desde o mês de novembro de 2014.

“É um trabalho árduo, que exigirá mudanças, mas juntos seremos capazes de melhorar a gestão da Prefeitura, aumentando a satisfação dos servidores, adotando melhores métodos de gestão e gastando cada vez melhor para que tenhamos mais recursos para investir na Cidade”, ressaltaram os consultores do Instituto Aquila.

Servidor em Destaque, por Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

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