O home office que deu certo

Nas empresas, é cada vez mais comum que os funcionários busquem uma maior flexibilidade para trabalhar. Assim, algumas delas têm oferecido a esses colaboradores a possibilidade de conduzir tarefas em casa em alguns dias.

O Instituto Aquila, por meio dos sócios Danilo Ronaldo René Oliveira Filho, Fernanda Righi Dreon e Nilton Otavio de Oliveira Gomes, além dos trainees Alessandro Di Giulio Perez e Davi de Souza Cabral, executou um premiado projeto com o grupo farmacêutico Sanofi, no ano passado, para ajudar a introduzir o home office na companhia.

O projeto piloto implantado na Diretoria de Assuntos Regulatórios permitiu a 23 analistas trabalhar em casa uma vez por semana. Para medir os resultados, foram analisadas quase 2,5 mil entregas e 600 questionários. Em algumas atividades, o desempenho foi 22% melhor no período de home office, se comparado ao trabalho no escritório.

Entre os benefícios apurados, também se observou a maior satisfação da equipe e a diminuição do espaço físico necessário na empresa – a oportunidade estimada de redução de custos com infraestrutura chegou a R$ 108 mil por ano.

O projeto também introduziu mudanças na gestão que resultaram em ganhos adicionais, como o desenvolvimento de lideranças e a definição de tarefas e processos que reduzam os custos.

Por conta da experiência positiva, a empresa estuda estender o home office a todos os funcionários no Brasil. Em março deste ano, a iniciativa rendeu à diretoria de Assuntos Regulatórios da Sanofi o primeiro lugar em um concurso no evento TOP LEADERS MEETING – Global Regulatory Affairs, realizado em Barcelona.

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