Teresina economiza R$ 50 milhões após parceria com Aquila

Novas ferramentas de gestão, integração entre departamentos e treinamento de equipes modernizaram o dia a dia da prefeitura

Uma economia de mais de R$ 50 milhões para os cofres públicos e maior agilidade nas licitações municipais. Esses foram alguns resultados da parceria entre o Instituto Aquila e a prefeitura de Teresina (PI), executada entre abril e dezembro de 2017 para modernizar o sistema de suprimentos da cidade.

Esse sistema é usado para todas as contratações dos órgãos municipais – desde os copos de café dos escritórios até a execução de obras públicas. Em Teresina, essas compras eram feitas com baixo índice de automação e os padrões e processos não eram formalizados com precisão. Além disso, a área não possuía indicadores e metas.

A principal consequência desse cenário era a demora nos processos de compra, o que gerava atraso na entrega de obras e serviços para a população. Em média, cada licitação demorava 160 dias para ser finalizada.

Ao longo de 2017, a equipe do Aquila ajudou a Central de Licitações de Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) a implementar novos procedimentos para as compras públicas. Entre outras iniciativas, a parceria promoveu: a padronização dos processos e documentos legais; uma campanha educativa para utilização do pregão eletrônico, que automatizou a escolha da proposta com menor preço e deu maior agilidade à análise; a implantação do banco de preços, que facilitou a comparação da cotação dos fornecedores; e a publicação do Diário Oficial diariamente, acelerando o trâmite das licitações.

A empreitada também serviu para consolidar os pedidos de compras dos órgãos municipais em um único ambiente. Antes, cada um dos 30 órgãos da prefeitura fazia seus pedidos separadamente. Com o registro integrado de intenção de compra, tornou-se possível agregar os pedidos para certos fornecedores comuns desses órgãos, o que permite usar o poder de barganha para gerar economias.

O projeto, segundo avaliação das equipes envolvidas, começou a transformar a realidade do sistema de suprimentos de Teresina. “Foram feitos avanços fundamentais para melhorar resultados da prefeitura. Começamos a plantar algumas sementes e alguns resultados já foram colhidos, mas outros aparecerão no médio e longo prazo”, afirma Davi Barros Pereira, consultor do Aquila que participou da parceria.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter