A cultura de resultados no campo

Assim como as multinacionais e as empresas mais modernas, o agronegócio brasileiro também tem se beneficiado da melhoria de processos e rotinas corporativas. Prova disso são os resultados alcançados pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) após um projeto realizado pelo Instituto Aquila em 2016.

A Senepol é uma raça de bovinos criada no Brasil desde 2000. O país tem o maior e um dos melhores rebanhos dessa raça do mundo. A ABCB Senepol é a responsável pelo registro genealógico dos bovinos, além de contribuir para o desenvolvimento e promoção da raça no país.

Em um projeto desenvolvido desde meados de 2015, o Instituto Aquila vem auxiliando na melhoria das rotinas e processos internos da ABCB Senepol. A equipe de consultores, composta pelos sócios Mário Henrique França Marques e Adriano Márcio Macedo Campos, além do trainee Danilo Augusto Menezes da Mota, identificou e mapeou esses processos, estabeleceu indicadores para monitorá-los e criou um painel de gestão para acompanhamento dos resultados, controle orçamentário e auditoria dos procedimentos.

Essa iniciativa resultou no aumento das receitas da ABCB Senepol em 24% de 2015 para 2016. Enquanto isso, o PIB do setor agropecuário teve queda de 6,6% em 2016, segundo dados do IBGE. Em 2016, o número de associados cresceu 41% e o número de registros de nascimento de animais puro sangue 39%. Todo o volume de serviço adicional foi realizado com a mesma equipe sem a necessidade contratação de novos profissionais, graças as melhorias nos processos, sistemas e capacitação dos funcionários.

“A equipe do Instituto Aquila vem contribuindo significativamente com a excelência de gestão de nossa associação, auxiliando na estruturação dos processos e na demonstração ao mercado sobre as potencialidades desta raça para a pecuária nacional”, afirma Pedro Crosara, presidente da ABCB Senepol.

“O maior legado do projeto foi a implantação de uma cultura voltada para resultados”, afirma Marques. “Os resultados já apareceram e as melhorias estão preparando a associação para o crescimento da raça no Brasil”, ele afirma. A expectativa da ABCB Senepol é que o rebanho cresça a uma taxa de 20% ao ano nessa década.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter