Atacadão Macre busca faturamento bilionário

Em 2015, os atacadistas brasileiros faturaram o total de R$ 218 bilhões, número que representa 50,6% do segmento mercearil como um todo. O resultado traduz crescimento nominal de 3,1%, em relação a 2014, e aponta a região Norte como líder no foco de oportunidades em território nacional, com evolução isolada de 9,8%.

Fundado em 2009 na região de Parauapebas, Pará, o Atacadão Macre opera sob os moldes do cash and carry ou atacarejo, como é popularmente conhecida a parcela do atacado caracterizada pelo autosserviço. A empresa planeja romper a barreira do R$ 1 bilhão de faturamento até 2020 e ampliar a rede para 12 lojas.

Partindo dos R$ 249 milhões realizados no ano passado com as três lojas atuais, o Instituto Aquila foi chamado para implantar as metodologias e ferramentas de gestão necessárias para alcançar o objetivo.

Por meio do gerenciamento Matricial Integrado, está sendo trabalhado o aumento do volume, melhoria das margens e redução de despesas. Nos primeiros sete meses do projeto, já foram capturados R$ 4,7 milhões em ganhos de gestão e medido o crescimento que atende às metas estabelecidas.

O diretor presidente do Atacadão Macre, Júnior José Boeri, enfatizou a relevância da parceira para materializar a ambição da organização. “O custo de aprender por si é caro, por isso fomos buscar uma empresa capaz de nos ajudar. Não tem como chegar onde queremos sem o suporte de alguém com conhecimento e o Aquila mostra ser o parceiro que tem condições de contribuir”.

Vinícius Tavares, sócio do Aquila responsável pela coordenação do projeto, destacou o empenho das lideranças. “Sentimos um grande envolvimento da equipe do Atacadão Macre na condução das atividades. O Júnior conseguiu transmitir para os líderes a necessidade de evolução para alcançar as ousadas metas que foram colocadas e, com isso, temos conseguido implementar o sistema de gestão com sucesso. Como os resultados aparecem mês após mês, a motivação da equipe é crescente”.

Visão de Futuro

No primeiro semestre de 2016, foi realizado o evento de lançamento da Visão de Futuro Atacadão Macre. Com a palavra do diretor presidente Júnior, os 80 líderes da empresa presentes puderam conhecer detalhadamente as metas e as estratégias para os próximos anos. Na ocasião, o diretor e referência técnica do Aquila, Raimundo Godoy, palestrou sobre a importância da inovação e da qualidade total para ampliação da maturidade de gestão da organização e consequente sustentação da expansão do negócio.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter