Com solidez de gestão, Alvorada busca ampliar participação no agronegócio

Um dos pilares de sustentação da economia brasileira, o agronegócio foi responsável por 23% do Produto Interno Bruto em 2015 e, para 2016, estima-se o que valor bruto da produção será em torno R$ 530 bilhões. Ampliar a participação neste mercado de grandes proporções é o objetivo da Alvorada Produtos Agropecuários, que consolida trajetória de crescimento no segmento desde sua fundação, em 1986.

A empresa encerrou o ano passado com faturamento na casa dos R$ 400 milhões, obtido com 17 lojas em seis estados do Norte e Centro-Oeste. Triplicar o faturamento e alcançar 60 lojas é a Visão de Futuro estabelecida para 2020.

Definido o destino, pavimentar o caminho é o desafio do diretor Feres Soubhia que confiou ao Aquila a tarefa de aportar metodologias e ferramentas de gestão necessárias para realizar a ambição. Iniciado em meados de 2015, o trabalho terá três anos de duração e elevará significativamente nível de maturidade de gestão da Alvorada.

O primeiro ano contempla a disseminação da metodologia PDCA em todas as lojas da rede, junto a mais de 200 vendedores; treinamento dos colaboradores no Programa de Formação de Gestores e dos líderes no curso de Gestão de Pessoas e Liderança da Escola de Gestão; constituição de uma loja modelo baseada na solução de Gestão de Processos por Fábricas Virtuais; além do Orçamento Base Zero, inicialmente planejado para o segundo ano, mas que foi antecipado em função do rendimento acima do previsto no andamento das atividades.

Para o segundo ano, o plano de voo terá sequência com a replicação da loja modelo para as demais unidades comerciais, implementação do Programa de Excelência em Projetos, com o objetivo de suportar o crescimento das operações, Padronização e Gestão da Rotina. Também será estabelecida a Gestão Estratégica de Pessoas com Remuneração Variável, que traduzirá a meritocracia na organização.

O terceiro e último ano terá como marca o aporte de metodologias avançadas e mais específicas. Será feito o Alinhamento Estratégico e implantada a Gestão da Rotina Avançada. Em paralelo, prosseguem os treinamentos com Gestão do Varejo e faixas superiores do six sigma.

Os resultados são acompanhados de perto pelo sponsor Feres Soubhia e pelo gerente do projeto, Marcelo Ambrizzi. “Eu tenho acompanhado todos os dias as atividades dos colaboradores e me impressiona. Alguns com atividades mais simples, outros com atividades mais sofisticadas, mas o importante é isso: agir para colher resultados… queremos continuar sendo uma empresa de vanguarda e isso depende dos colaboradores”, comentou Feres.

Veja, abaixo, a palavra proferida pelo diretor aos os colaboradores sobre o Projeto Ser Mais Alvorada.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter