Como vencer a crise com capacitação?

Com o apoio do Programa de Formação de Gestores, diversas organizações têm conseguido alcançar resultados significativos por meio da atuação de suas próprias equipes.

Estruturado com base na experiência adquirida em inúmeros projetos de consultoria, desenvolvidos em organizações dos mais diversos portes e segmentos, o Programa de Formação de Gestores representa um salto na maturidade de gestão para os profissionais que passam pelas turmas da Escola de Gestão Aquila.

Seja por meio de turmas in company ou em datas determinadas para turmas abertas, os alunos são apresentados a técnicas e ferramentas modernas, que possibilitam aplicar metodologias de alto nível na rotina de trabalho, identificando lacunas e melhorando sistematicamente os resultados.

A ementa prevê a completa integração entre teoria e prática, sendo que a modalidade in company tem como diferencial aplicado o desenvolvimento de um projeto real e orientado. Dessa forma, além de solidificar o conhecimento, a execução também gera ganhos mensuráveis, com retorno sobre investimento médio de 30 para 1.

O conteúdo é continuamente atualizado e passa pelo crivo de Raimundo Godoy, Referência Técnica do Aquila, que possui experiência superior a duas décadas como executivo em organizações do Brasil e do exterior.

Perspectivas de um ano de retração econômica acendem o alerta da eficiência nos setores público e privado

Principalmente nos anos de atribuição econômica, a busca pela excelência deve ser uma constante na agenda do gestor, a fim de reequilibrar a operação e evitar resultados negativos.

Com essa motivação, os 16 participantes da edição mais recente do programa, realizado em turma aberta entre os dias 30 de março e 1º de abril, puderam ampliar suas competências e retornar às organizações onde trabalham para multiplicar o conhecimento e identificar oportunidades de melhoria.

No setor público, duas administrações municipais investiram na capacitação de seus servidores durante o mês de março: as prefeituras de Itabirito, cidade pertencente ao colar metropolitano de Belo Horizonte, Minas Gerais, e Três Lagoas, terceiro município mais populoso do estado de Mato Grosso do Sul.

Em Itabirito, 131 servidores foram certificados com o objetivo de melhorar os serviços prestados à comunidade. Conforme salientou Max Fortes, presidente da Câmara de Vereadores, “ações como essas irão fazer toda a diferença neste momento de crise nacional, sem contar que a qualidade do serviço melhora muito”.

O ciclo de investimento contínuo promovido pela prefeitura desde 2013, com o apoio técnico do Aquila, se destaca no estado. No ano passado, a administração foi reconhecida com o Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública Municipal por esforços na implantação de boas práticas de gestão e registrou índice de aprovação de 80% da população.

Já em Três Lagoas, 400 servidores de todas as secretarias municipais iniciaram o programa de qualificação, sendo que os encontros avançarão pelo mês de abril. Motivados pela aula inaugural que ocorreu entre os dias 24 e 27 de março para as diversas turmas, os participantes demonstraram muito interesse e se sentiram desafiados a absorver a metodologia. “A gente ainda está encaixando as informações e estamos processando tudo o que está sendo apresentado, mas vamos entender. O curso é muito bom, pois nos faz rever conceitos de como está o nosso trabalho”, comentou Sandra Samara, servidora da Secretaria de Educação.

A iniciativa é um dos cinco pilares com compõem o programa Gestão Eficaz, que tem como objetivo alavancar resultados da ordem de R$ 30 milhões no município.

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