Excelência em gestão para as construtoras

O Instituto Aquila iniciou uma série de workshops pelo Brasil nos quais irá compartilhar conhecimento sobre gestão com empresas do setor de construção civil.

Os encontros, promovidos sob iniciativa e parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), terão como foco o aprimoramento da gestão empresarial deste setor em um contexto de crise econômica.

O primeiro encontro ocorreu no final de julho, em São Paulo, na sede do SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) do estado. Nos próximos meses, haverá mais eventos, em diferentes regiões do país, cujas cidades ainda estão sendo definidas.

Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Obras Públicas da CBIC e da APEOP explica que o interesse do setor surgiu da busca pela garantia de uma boa administração das concessões, cada vez mais presentes no novo contexto econômico brasileiro. Até a recente crise das construtoras, os profissionais mais valorizados em seus quadros eram aqueles com bom trâmite político, pela importância do acesso às principais concorrências e projetos. No atual contexto, com as concessões em alta, modelo no qual a gestão do projeto – e não apenas sua execução – fica na mão das construtoras por décadas, o bom gestor ganha papel de destaque. “Os workshops atendem essa necessidade de aperfeiçoamento da gestão”, ele diz.

Henrique Massa, sócio do Instituto Aquila, ressaltou que em momentos como o atual as construtoras podem tomar dois caminhos: esperar a situação financeira melhorar, com o risco de não sustentar suas operações até que isso aconteça; ou melhorar sua gestão e se preparar para disputar novas oportunidades de mercado. “As empresas precisam de projetos bem definidos e com taxas de retorno muito bem equacionadas”, diz Massa.

O primeiro workshop contou com os proprietários e executivos de grandes e médias empresas do setor, além de prestadores de serviços para construtoras. A equipe do Aquila apresentou três ferramentas cada vez mais utilizadas em gestão: Orçamento Base Zero, Gerenciamento de Projetos e Fábricas Virtuais. Elas contribuem para melhorar os processos e balanços das empresas, com foco na redução de custos, no gerenciamento de projetos e na gestão do dia a dia da companhia. O workshop é dividido entre explicações teóricas e exercícios práticos, desenvolvidos com o apoio da Escola de Gestão do Aquila, para que os participantes tenham a oportunidade de aplicar o que aprenderam.

As empresas de construção civil mostraram-se conscientes da necessidade e abertas para um novo modo de cuidar de seus negócios, afirma o sócio do Aquila. “As pesquisas indicam que este é um dos setores menos digitalizados no país. Portanto, há muitas oportunidades para todos. Nossa ajuda é bem vinda, e ainda estamos no começo desta estrada”, afirma Massa.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter