Gasmig: equipe comprometida para avançar

O cenário de retração econômica que se configurou nos últimos meses afeta negativamente organizações dos mais diversos portes e segmentos. Demanda em queda, taxa de juros elevada e volatilidade cambial são alguns dos desafios impostos aos dirigentes que precisam encontrar soluções para superar o período adverso. Porém, se por um lado o mercado apresenta condições imprevisíveis, o ambiente interno deve ser constantemente aprimorado, otimizando as operações e assegurando a maximização da competitividade.

Ciente dessa necessidade e em busca da excelência operacional, a Gasmig – Companhia de Gás de Minas Gerais – decidiu investir em gestão e buscou o suporte do Instituto Aquila para composição do planejamento estratégico dos próximos seis anos. Fundada em 1986 como uma unidade de negócio, e hoje controlada pela Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, a empresa atingiu a marca de 1,5 bilhão de metros cúbicos de gás vendidos em 2014.

Dividido em cinco frentes, o projeto foi estruturado com ações ver e agir, implantação da inteligência competitiva por meio do alinhamento de metas, revisão dos processos, treinamento dos colaboradores com o Programa de Formação de Gestores e adequação da estrutura organizacional.

“Ainda estamos nas fases iniciais, mas já foram executadas diversas ações de efeito imediato. Os esforços são direcionados com base no diagnóstico realizado, priorizando os processos estratégicos considerados insuficientes”, comentou o sócio do Aquila, Arthur Valadão.

A diretoria da empresa vê o envolvimento da equipe como ponto-chave para o alcance dos resultados projetados e, no dia 23 de outubro, o diretor presidente, Eduardo Lima Andrade Ferreira, apresentou os resultados consolidados do terceiro trimestre de 2015 e objetivos futuros aos colaboradores na sede da companhia, em Belo Horizonte.

Para 2016, três metas principais foram traçadas: crescimento do mercado urbano, saltando de quatro mil para 19 mil clientes residenciais; finalização do processo de revisão tarifária; e conservação dos clientes atuais, que somam cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de gás consumidos por dia.

Num horizonte mais amplo, considerando as ambições para até 2021, será trabalhada a expansão e adensamento da rede, ampliação da participação e presença em novos mercados, estruturação da política comercial e plano de marketing, assim como questões referentes as relações institucionais (ambiental, segurança e regulação urbana).

Proveniente da degradação de matéria orgânica por micro-organismos, o gás natural é um combustível fóssil e, hoje, uma das mais importantes fontes de energia de eletricidade e calor, sendo utilizado em residências, comércios, indústrias e veículos, atrás apenas do petróleo e do carvão. No Brasil, o consumo ainda é baixo, representando pouco mais de 10% da matriz energética. Pesquisas já deram conta que o gás natural utilizado como combustível em carros pode representar economia de até 40% se comparado com a gasolina e ao etanol.

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