6 passos para definir metas estratégicas

Introdução

“Você tem que estar feliz por ter um emprego!”

Com certeza, você já ouviu alguém falar essa frase. O Brasil passa por um momento de recessão, mas, isso não significa que as empresas devem seguir essa linha de pensamento. Se adotar essa prática, o risco de êxodo de talentos na troca por um concorrente será uma consequência. Neste e-book, vamos destacar a importância do alinhamento de metas entre os profissionais e a empresa.

“G” de gente e gestão

O resultado é feito por pessoas e depende de conhecimento. Quanto maior a capacidade de transformar informação em conhecimento, melhor será o resultado de uma organização. Desta forma o envolvimento das pessoas é fundamental para se desafiar o sistema e alcançar os sonhos e ambições das organizações.

Passo 1: Priorize as grandes metas estratégicas do CEO que sustentam a ambição

É imprescindível entender e priorizar quais são as metas estratégicas que sustentarão a ambição para satisfazer os principais stakeholders. Os acionistas visam lucros, resultados e objetivos de mercado, econômicos, financeiros e sociais (capacitação e remuneração).

Passo 2: Relacione as grandes metas estratégicas com a operação da empresa e avalie o nível de alinhamento

Todas as organizações têm metas financeiras, como sobreviver ao longo prazo e gerar resultados. É fundamental estabelecê-las e correlacioná-las com as grandes alavancas (boa administração, custo dos serviços e produtos, geração de receitas e mercadorias vendidas). Os resultados são decorrentes da relação: meio e fim.

Passo 3: Defina projetos estruturais para sustentarem as relações fracas

É preciso desenvolver projetos estruturais para criar mecanismos que sustentem a estratégia. Exemplos de projetos: Estruturação de uma força de vendas, desenvolvimento de sistemas, projetos relacionados a área financeira e de pessoas.

Passo 4: Alinhe corretamente as responsabilidades

Existem três tipos de alinhamento que precisam estar bem claros na organização: metas de esforço próprio, metas de equipe e meta de influência.

Passo 5: Implemente o Book de Metas

O Book de metas foca em melhores resultados para a organização, visando o acompanhamento e a aplicação da meritocracia, sendo a base da remuneração variável, bonificação e alinhamento de incentivos. É preciso ter em mente que os gestores que estão atingindo resultados, mas, não contribuem efetivamente para o sucesso da organização, NÃO devem ser premiados.

Formalização do Book

  • Compromissos validados, publicados e assinados
  • As normas da empresa devem ser claramente definidas
  • As pessoas precisam ser treinadas e entenderem quais são os critérios de apuração de resultado e recebimento de bonificação

Passo 6: Alinhe os programas de incentivo

Os programas de incentivo iniciam com um acordo assinado pelas partes, envolvendo embasamento jurídico, treinamentos e um sistema robusto para avaliação de desempenho.

A Escola de Gestão Aquila

A Escola de Gestão Aquila acredita que para as organizações alcançarem a qualidade total, devem gerar conhecimento em relação ao que é feito na empresa e na cadeia de valor. A escola foca na formação de pessoas em metodologias de gestão, visando resultados rápidos.

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